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Dados até: 19/09/2024
Atualizado em: 20/09/2024
Alterar unidade gestora:
2024
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2022
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2015
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No gráfico, você pode acompanhar a evolução dos valores arrecadados e utilizados pela Casa Civil desde 2015 ao longo dos anos. São exibidas também as informações consolidadas dos gastos com pessoal ativo e inativo, que incluem remunerações, diárias entre outros.
O gráfico é interativo. É possível excluir uma sequência clicando sobre o nome dela, logo abaixo das barras. Além disso, clicando nos três traços no canto superior, surgem outras opções: você pode exportá-lo, imprimi-lo ou vê-lo em tela cheia.
Por fim, também é possível exportar os dados das sequências em formato xls, csv ou ver a tabela de dados no próprio Portal.
Exercício financeiro é o período de tempo em que ocorrem as operações contábeis/financeiras dos entes públicos. No caso da Contabilidade Pública brasileira, o exercício financeiro coincide com o ano civil ou ano cheio.
Segundo a Lei de Finanças Nacionais (Lei 4.320/1964), pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.
São consideradas receitas públicas em sentido amplo todos os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado. Já as receitas públicas orçamentárias em sentido estrito são aqueles recursos financeiros disponíveis para realização das atividades do Estado.
Por sua vez, são consideradas despesas orçamentárias públicas o conjunto de gastos realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade.
Juntando todos estes conceitos: no gráfico apresentamos as receitas orçamentárias arrecadadas e as despesas orçamentárias empenhadas pelo Estado ano a ano.
Caso queira aprofundar-se neste amplo assunto, sugerimos como referência os links abaixo:
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) – https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943
Lei 4.320/1964 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm
Utilize os filtros para modificar a Unidade Gestora e o período para o qual deseja ficar por dentro
Na tabela, você pode visualizar as principais receitas da Casa Civil por Órgão arrecadador, Natureza ou Fonte.
Caso queira explorar os dados completos, clique em Ver tudo.
Encontrou receitas previstas zeradas? Clique em Entenda melhor para compreender o porquê.
Visualizar por:
Codigo | Orgão Arrecadador | previsto (R$) | realizado (R$) |
---|---|---|---|
110109 | CASA CIVIL | 0,00 | 821,24 |
-- | Total | 0,00 | 821,24 |
Codigo | Natureza | previsto (R$) | realizado (R$) |
---|---|---|---|
1.3.2 | Valores Mobiliários | 0,00 | 821,24 |
-- | Total | 0,00 | 821,24 |
Codigo | Fonte | previsto (R$) | realizado (R$) |
---|---|---|---|
1500 | CONTRAPARTIDA DE EMPRÉSTIMOS DO BANCO INTERNACIONAL PARA A RECONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO (BIRD) -> -> | 0,00 | 810,67 |
1700 | CONTRAPARTIDA DE EMPRÉSTIMOS DO BANCO INTERNACIONAL PARA A RECONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO (BIRD) -> -> | 0,00 | 10,57 |
-- | Total | 0,00 | 821,24 |
A classificação das receitas por órgão arrecadador indica qual órgão ou entidade do Estado é responsável pela arrecadação dos recursos a serem utilizados nas prestações de serviços pelo Estado. Após a arrecadação, todo o dinheiro é encaminhado para uma Central Financeira.
Nem todo dinheiro arrecadado por uma determinada Unidade é gasto por ela, cabendo ao Estado fazer a redistribuição dos recursos.
A redistribuição dos recursos é efetuada através das Transferências intraorçamentárias, que nada mais são do que o encaminhamento dos recursos da Central Financeira para os órgãos e unidades responsáveis por executar as prestações de serviços. Como estas transferências são internas, ou seja, ocorrem entre Unidades pertencentes à estrutura do Estado, considera-se que se tratam de uma transação somente financeira, sem reflexos no orçamento. Por esta razão, a maioria das Unidades Gestoras vêm com a informação de receita prevista zerada!
A partir desta explicação, você passará a compreender por que motivo, por exemplo, algumas Unidades Gestoras realizam despesas em valor muito grande mesmo sem valor de receitas tão grande assim. Desta maneira, sempre que você desejar ver as receitas e despesas de forma equilibrada, recomenda-se selecionar as informações sob a visão do Estado.
Sugestões de leitura:
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) –
https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943
Lei 4.320/1964 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm
Na tabela, você pode visualizar as principais despesas da Casa Civil por Natureza, por Função ou por Programa.
Caso queira explorar os dados completos, clique em Ver tudo.
Visualizar por:
Codigo | Função | empenhado (R$) | liquidado (R$) | pago (R$) |
---|---|---|---|---|
04 | ADMINISTRACAO | 38.190.573,21 | 36.932.615,88 | 36.930.015,88 |
-- | Total | 38.190.573,21 | 36.932.615,88 | 36.930.015,88 |
Codigo | Programa | empenhado (R$) | liquidado (R$) | pago (R$) |
---|---|---|---|---|
411 | Apoio Administrativo | 37.812.746,91 | 36.649.938,48 | 36.647.338,48 |
620 | Promoção dos Direitos da Juventude | 342.012,30 | 246.863,40 | 246.863,40 |
317 | Gestão Governamental | 35.814,00 | 35.814,00 | 35.814,00 |
-- | Total | 38.190.573,21 | 36.932.615,88 | 36.930.015,88 |
Codigo | Natureza | empenhado (R$) | liquidado (R$) | pago (R$) |
---|---|---|---|---|
331901151 | Outros Adicionais, Vantagens, Gratificações e | 20.789.969,29 | 20.789.969,29 | 20.789.969,29 |
333903645 | Jetons e Gratificações a Conselheiros | 7.993.500,00 | 7.311.000,00 | 7.311.000,00 |
331901101 | Vencimentos e Salários - RPPS | 2.713.615,12 | 2.713.615,12 | 2.713.615,12 |
331901143 | 13 Salário - RPPS | 1.396.929,51 | 1.396.929,51 | 1.396.929,51 |
331909234 | Férias | 1.011.822,25 | 1.011.822,25 | 1.011.822,25 |
-- | Outras | 4.284.737,04 | 3.709.279,71 | 3.706.679,71 |
-- | Total | 38.190.573,21 | 36.932.615,88 | 36.930.015,88 |
A classificação das despesas por categoria econômica é a mais conhecida e utilizada classificação dos gastos públicos. A partir dela, é possível identificar em que tipo de gasto os recursos foram utilizados. São exemplos de categorias econômicas: despesas de pessoal; investimentos; transferências correntes.
A classificação funcional das despesas busca responder à pergunta: “em que área” de ação governamental a despesa será realizada. Caso queira visualizar as despesas realizadas nas funções do Estado, clique em Funções no menu superior.
A classificação programática, por sua vez, exibe as despesas agrupadas pelos programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos do Governo. Caso queira visualizar as despesas realizadas nos Programas de Governo, clique em Programas no menu superior.
Sugestões de leitura:
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) –
https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943
Lei 4.320/1964 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm
Nesta seção disponibilizamos as informações de valores referentes a algumas contas específicas da Casa Civil. Essas contas ganham destaque pela sua relevância (como os valores referentes a pessoal, transferências e diárias) ou pela sua natureza (restos a pagar e demais contas extraorçamentárias).
Caso queira compreender melhor o que são restos a pagar e contas extraorçamentárias, clique em Entenda melhor. E caso queira explorar os dados completos, clique aqui.
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), os Restos a Pagar são todas as despesas empenhadas (comprometidas) mas não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distinguem-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação).
Na maioria das vezes, a situação que gera os restos a pagar ocorre quando se aproxima o final do ano. Ocorre que nessas situações, apesar de algumas compras, serviços prestados e obras terem sido autorizadas pelo Estado em um ano, só há possibilidade de pagamento no ano seguinte.
Em outras palavras, a continuidade dos estágios de execução dessas despesas ocorrerá no próximo exercício, mas às custas do orçamento do ano em que os gastos aconteceram. Por causa disso, esses valores precisam ser controlados em contas de natureza de informação orçamentária específicas, sendo assim considerados como despesas extraorçamentárias.
Aprofundando na explicação: nas contas específicas mencionadas constarão as informações de inscrição, execução (liquidação e pagamento) e cancelamento. Também, haverá tratamento específico para o encerramento, transferência e abertura de saldos entre o exercício financeiro que se encerra e o que inicia.
Além dos restos a pagar, os demais valores extraorçamentários são compostos pelos recursos financeiros de caráter temporário, dos quais o Estado é somente agente depositário.
É como se esses valores, quando entram nas contas do Estado, já tivessem destino de serem devolvidos em algum momento posterior. Contam como valores extraorçamentários os depósitos judiciais, as garantias, as fianças, entre outros.
Sugestões de leitura:
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) –
https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:41943
Lei 4.320/1964 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm
O link desta seção leva você às informações de Prestação de Contas da Casa Civil. É através dela que as Unidades Gestoras do Estado prestam contas para a população e para os órgãos de controle das atividades realizadas e dos valores utilizados.
Clique no link para acessar as informações.
Aqui você poderá consultar as Prestações de Contas do Governo do Estado.
Selecione o ano de referência:
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
Resultado das Contas
Status:
O número do processo é: 1249/2022 1538/2021 2319/2020 2744/2019 2920/2018 3483/2017 5130/2016 Não realizado
Julgamento Definitivo (Alema):
Decreto Legislativo Nº 615/2021:
Decreto Legislativo Nº 614/2021:
Decreto Legislativo Nº 605/2021:
Decreto Legislativo Nº 606/2021:
Decreto Legislativo Nº 607/2021:
Resumo da peça:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 46/2013:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 49/2014:
Parecer Prévio PL-TCE Nº. 133/2014:
Parecer Prévio PL-TCE N.º 135/2017:
Parecer Prévio PL-TCE N.º 378/2018:
Parecer Prévio PL–TCE Nº 84/2019:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 228/2020:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 26/2023:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 270/2021:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 288/2022:
Parecer Prévio PL-TCE Nº 210/2024:
Parecer Prévio TCE:
Resumo da peça:
Parecer MPTCE:
Parecer nº 3871/2019/ GPROC3/PHAR:
Parecer nº 33/2022/ GPROC1/JCV:
Parecer nº 1990/2021/ GPROC3/PHAR:
Parecer nº 695/2022/ GPROC4/DPS:
Parecer nº 242/2024/ GPROC1/JCV:
Parecer nº 102/2018 GPROC 03:
Parecer N. 1409/2017/GPROC2:
Parecer nº 199/2017/GPROC1:
Parecer Nº 1078/2014 – GPROC4:
Parecer n° 303/2014 – GPROC 03:
Parecer nº 517/2013:
Resumo da peça
Voto do Relator:
Resumo da peça:
Consulta do processo
O(s)
número/ano
do(s) processo(s) é(são): 1249/2022 1538/2021 2319/2020 2744/2019 2920/2018 3483/2017 5130/2016 Não realizado
Com os dados acima, acesse o site do TCE-MA e insira-os, nos respectivos campos, conforme a figura a seguir.
Em seguida, clique em “Consultar”.
Sugestões de leitura:
Constituição Federal – Seção II – Dos orçamentos:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF):
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm