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FAQ

FAQ – Perguntas e Respostas


Atualizado em 12/03/2024


Abaixo são apresentadas perguntas e respostas para que possam ajudar você, usuário do Portal da Transparência, a tirar suas dúvidas mais frequentes. Caso a sua dúvida ainda permaneça, entre em contato conosco através do canal da Ouvidoria E-OUV ou, no caso de pedido de acesso a informações não contempladas no Portal, utilize o E-SIC, sistema de pedido de informações.


O que é o Portal da Transparência?

O Portal da Transparência é um site do Governo do Estado do Maranhão que contém informações acerca das ações governamentais, receitas e despesas do Estado, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, repasse para os Municípios, informações gerenciais, dentre outras informações de interesse do Cidadão.


Por que o Portal da Transparência foi criado?

O Portal da Transparência do Estado do Maranhão foi criado em 2010, com o objetivo de dar mais transparência às ações do Governo do Estado, em cumprimento à Lei Complementar nº 131/2009. Por meio desta ferramenta, a sociedade pode acompanhar a correta aplicação dos recursos públicos e evitar que eles sejam utilizados de forma indevida. Promover o controle social e o combate à corrupção são os principais objetivos do Portal da Transparência. Todas as informações estão disponíveis para toda a sociedade, dispensando o uso de cadastro e senha para acesso aos dados disponibilizados.


O que é a LC 131?

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal, inovando ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Com qual frequência o Portal da Transparência é atualizado?

As informações disponibilizadas neste Portal da Transparência são atualizadas diariamente em relação às despesas, transferências e receitas e os demais itens conforme alteração.


Como entrar em contato com a equipe do Portal da Transparência?

Preferencialmente, o serviço Fale Conosco é um canal para que você possa esclarecer suas dúvidas sobre as informações nele prestadas, solicitar informações adicionais sobre tema específico, sugerir a inserção de novos conteúdos ou de aperfeiçoamentos de navegabilidade ou funcionalidade, e também para criticar qualquer aspecto do Portal que julgue inadequado ou insatisfatório. Além desse canal temos o email transparencia@stc.ma.gov.br.


Qual é a origem dos dados obtidos nessas consultas?

Cada unidade administrativa é responsável pela gestão das ações ligadas à sua área de atuação. Por exemplo: a Secretaria da Educação é a responsável pela aplicação dos recursos destinados ao ensino fundamental, ao ensino médio e a outras programas. A carga no portal é feita com dados extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF/MA (para dados a partir do exercício 2019) e do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios – SIAFEM/MA (para dados anteriores ao exercício de 2019), sistemas responsáveis pela gestão da execução orçamentária e financeira dos programas e ações dos órgãos integrantes do Executivo.


Quais as informações disponíveis no Portal da Transparência?

No Portal da Transparência estão disponíveis informações sobre as receitas arrecadas e as despesas realizadas pelo Estado, os repasses aos municípios, os gastos do governo por programas, os Relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, Convênios, Compras, Licitação entre outras. Para facilitar ainda mais o entendimento, o Portal possui um glossário com a definição de vários termos relacionados à fiscalização e a execução orçamentária e financeira do Estado.


Tenho dúvidas sobre como consultar a navegação do Portal, o que devo fazer? Como encontrar a informação que estou procurando?

O Portal da Transparência foi desenvolvido tendo como um de seus princípios o que chamamos de “Navegação Simples”. Consiste em apresentar um visual e uma linguagem simples e intuitiva, buscando facilitar o acesso e o entendimento das informações apresentadas. Com isso, objetivamos a ampliação do acesso às informações ao maior número de pessoas, independente do nível de conhecimento. No entanto, se ainda restar alguma dúvida, basta entrar em contato conosco através do e-OUV.


Por que em alguns órgãos o detalhamento da despesa é protegido por sigilo?

O sigilo relacionado às despesas encontra o amparo legal no inciso XXXIII do art. 5º da CF/88, que expressamente diz: “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”. Em função disso, alguns órgãos são resguardados por este sigilo, como é o caso da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, com base na Constituição Federal. São órgãos que atuam com assuntos cujo sigilo é imprescindível à segurança do Estado e da Sociedade.



Perguntas frequentes


Como faço para consultar pagamentos realizados a fornecedores do Estado?

O Portal da Transparência possui uma seção especialmente desenvolvida para a consulta das despesas públicas. Nosso objetivo é disponibilizar uma ferramenta para o controle social efetivo pelos cidadãos. Na Home, seção "EXPLORE", opção "DESPESAS" apresentamos os mais diversos filtros de buscas aplicados às despesas, além diversas formas de visualização das informações.

Clique e acesse a área de Despesas públicas!


Como acompanhar a publicação de editais de licitações?

Para o acompanhamento das publicações de editais de licitações basta acessar a seção "EXPLORE", opção "LICITAÇÕES E CONTRATOS". Nesta área o cidadão terá acesso ao Portal de Compras MA, página específica desenvolvida e mantida pela SEGEP - Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores.

Na área de Licitações e Contratos do Portal da Transparência, disponibilizamos as seguintes consultas:

  • Plano de Compras
  • Editais de Licitações
  • Licitações (em andamento e realizadas)
  • ARP - Atas de Registro de Preços
  • Compras Diretas
  • Fornecedores sancionados
  • Consulta CEIs
  • Consulta CNEP


É possível consultar a remuneração de servidores? Onde verifico?

O Claro! O Portal da Transparência disponibiliza acesso a remuneração de todos os servidores do executivo estadual. Há várias formas de acessar as informações, sendo listadas as mais tradicionais. Veja:/p>

Na home, através da seção "EXPLORE", opção "REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES". Agora selecione o período da consulta (Ano e Mês) e, por fim, escolhe entre consultar toda a relação dos servidores de um órgão ou consultar pelo nome do servidor.

Segue o link para acesso direto à área de Remunerações de Servidores.

Um modo de acessar a página de remunerações é através do atalho disponibilizado e destacado na "NUVEM DE PALAVRAS". Só clicar que já será direcionado para a consulta!




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